sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Estórias de um acampamento - 2


Qual a possibilidade de um tacho em cima de uma fogueira produzir uma estória relevante? Bem, se considerarmos que estamos num acampamento com os Lobitos mais divertidos do Mundo, a probabilidade é forte...


Comecemos pelo fim: graças a este singelo tacho de arroz ao lume "alguém" teve direito ao diploma de "Melhor Cozinheiro" do acampamento.


Esta era a preparação do almoço de sábado: arroz com salsichas. Se a origem das salsichas era razoavelmente óbvia para os nossos Lobitos (a única dúvida seria se as ditas vinham das latas ou dos frascos) já a origem do arroz que lhes aparecia no prato era mais dúbia.
A certa altura lá surge a pergunta: "Ó Chefe, o almoço é sopa?!" diz o nosso Lobito com um relance desconfiado ao tacho. Retendo a vontade de responder afirmativamente lá se foi explicando que não, não era sopa mas sim arroz. "Arroz??! Mas então o arroz faz-se com água???!" [silêncio perplexo] "Mas querias que se fizesse como?" "Não sei... mas isso parece sopa. Como é que fica arroz no fim??"
Entre as explicações mais ou menos científicas acerca da evaporação e da absorção, lá se passou o tempo de cozedura para gáudio do Lobito que, finalmente, viu a "sopa" transformar-se em arroz.
Diga-se em abono da verdade que se este Lobito em particular expressou as suas dúvidas, pelos comentários paralelos ouvidos só é possível concluir que a dúvida era mais ou menos generalizada. Mães e Pais dos nossos Lobitos: está na hora de levar os miúdos para a cozinha!!
Boa Caça e bons cozinhados!

Sem comentários: